Homenagem de um amigo à Rolando

Prezados(as) amigos(as)

No dia 16 último, faleceu Rolando Toro Araneda, criador da Biodanza, um sistema de desenvolvimento e integração humana. Pode-se dizer que Rolando foi um homem que dedicou a sua vida, como ele mesmo costumava dizer, para aumentar a afetividade no ser humano.

A Biodanza é mais que uma técnica alternativa, é algo mais profundo. Transcrevo na íntegra uma definição da Biodanza por Rolando publicada na revista Bons Fluídos deste mês: “A Biodanza é um sistema de integração humana, de renovação da vitalidade e da reeducação afetiva. Ela também é um reaprendizado da sensação ancestral de estarmos ligados à vida e fazermos parte de um universo vivo e dinâmico”, diz Rolando. “Essa sensação de pertencer a tudo que está vivo foi perdida em nossa cultura. A civilização atual, considerada racional e objetiva, nos roubou a vivência plena dos nossos sentidos, a vitalidade, a afetividade e até mesmo a espiritualidade enraizada”, diz ele. “Somos seres despedaçados, desconectados, que pensam de um jeito, sentem de outro e atuam numa terceira direção”.

O meio cientifico na Europa já olha a Biodanza com outros olhos. “Investigar a Biodanza é como investigar um tesouro profundo no oceano ou assistir um universo indefinido cheio de belos e inacreditáveis milagres”, estas são as palavras do Dr. M Stueck, pesquisador do Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade of Leipzig, Alemanha, e ganhador do prêmio de excelência por seus trabalhos com redução de ansiedade de estudantes nas escolas e pesquisador do método de Biodanza. Hoje, pode-se quantificar, por exemplo, os efeitos da Biodanza na saúde integral da pessoa, por exemplo, sabe-se que os efeitos de um exercício através de uma música eufórica, rítmica podem durar até por oito, nove minutos. Os efeitos de uma dança que estimula a afetividade profunda dura até 24 horas! Se você não conhece a Biodanza, informe-se de um grupo em sua cidade ou Estado, e venha fazer parte deste grande movimento que se encontra praticamente em todos os continentes do planeta. A seguir, um link de um vídeo em homenagem a Rolando onde, em pouco mais de 4 minutos, procurei transmitir a profundidade que a Biodanza, com a sua sutileza intelectual, cientifica, filosófica e poética, oferece enquanto sistema de desenvolvimento e crescimento humano.


Um grande abraço

Hélio Arakaki

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: